quinta-feira, abril 01, 2010

Assim também não...

Porque rejeito crendices, porque as critico e troço delas em vez de dizer “pois...” como quem não se compromete, dizem que o meu cepticismo é intolerância. Intolerância...

Intolerância é outra coisa. Ali Sabat é um astrólogo libanês, famoso no seu país por um programa de televisão onde fazia alegremente as figuras que bem conhecemos desta antiga profissão. Prever o futuro, dar conselhos e inventar tangas. E quando passou pela Arábia Saudita em peregrinação foi preso pela policia religiosa e condenado à morte por bruxaria (1).

Não sou fã de astrólogos, admito. Mas isto é um exagero. Nem dá vontade de gozar com o homem por não ter visto o que o futuro lhe reservara. As minhas dúvidas e críticas só lê quem quer, e até me podem insultar nos comentários se os incomodar muito. Este desgraçado vai ser morto porque um bando de imbecis acha que aquilo é a sério e que há um homem invisível no céu que não gosta de astrólogos. Isso é que é intolerância, essa atitude prepotente e injusta que não vem do cepticismo mas só da convicção profunda que se tem toda a razão dê lá por onde der.

E também dizem que só critico caricaturas das religiões. Antes fosse. Caricatura é algo falso que teria piada se fosse verdade. Isto é uma verdadeira tristeza e antes fosse mentira.

1- BBC, 'Sorcerer' faces imminent death in Saudi Arabia

5 comentários:

  1. Por acaso incomodam-me aquelas pessoas que tendem a disparar a torto e a direito sobre o cristianismo mas depois relativizam o islão e as suas tretas.

    Sem querer tomar o todo pela parte, tenho de admitir que a minha experiência com muçulmanos na europa, mais precisamente em frança, nos arredores de paris, não é das melhores. Os problemas sociais, xenofobias e intolerância não me comovem quando raparigas são espancadas no meio da rua por não usarem o lenço ou quando miudas iam de visita "à terra" e nunca mais voltavam.

    E não estou a falar de casos nacionais... Estou a falar de miudas da vizinhança, em Argenteuil.

    Enfim, de cruz ou crescente, é tudo uma cambada...

    ResponderEliminar
  2. Não te preocupes.

    Por dias razões.

    Uma é que a religião está estruturalmente impedida de acabar com a bruxaria.

    Outra é que vai haver um nivel de realidade onde aquela astrologa esta sempre viva.

    ResponderEliminar
  3. Joao, vamos a um teste científico. Fala-me da equação de Burnay-Einstein. Estás proibido de pesquisar no Google e de pedir ajuda. Não faças batota.

    ResponderEliminar
  4. Mais um rude golpe para os proponentes da adivinhação.

    E também dizem que só critico caricaturas das religiões.


    Não das religiões, mas do cristianismo.

    O que dizes sobre as outras religiões é na maioria verdadeiro, do que já li.

    ResponderEliminar
  5. Paulo:

    "Joao, vamos a um teste científico. Fala-me da equação de Burnay-Einstein. Estás proibido de pesquisar no Google e de pedir ajuda. Não faças batota."

    3 coisas por ordem:

    Porquê? Para quê? E porque raio de carga de agua?

    ResponderEliminar

Se quiser filtrar algum ou alguns comentadores consulte este post.